“Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa” Mahatma Gandhi
Vivemos num tempo de abundância de informações, atividades, interesses, isso ninguém pode negar. A consequência não intencional disso é que somos bombardeados por mais informações e escolhas num dia do que éramos durante uma vida inteira há alguns anos atrás. Assim, estamos sujeitos a uma “overdose de informações”.
Acumulamos informações que às vezes são excedentes, guiados pela máxima: “conhecimento nunca é demais”. Conhecimento de fato nunca é demais, mas informação, às vezes é sim.
Nos diversos ecossistemas em que estamos inseridos, seja nossa casa, nosso trabalho, nossa família, amigos e etc, nós temos um espaço que podemos preencher, mas não podemos preencher todos os espaços.
Num time de futebol o goleiro por melhor jogador que seja, não é centro-avante e o lateral não é goleiro, nem o técnico. Cada jogador tem sua função e isso lhes permite ativar uma habilidade que lhes proporciona alcançar um potencial: o FOCO.
Afinal, o que é foco?
Foco é você ter um objetivo, um alvo, um lugar, nível onde você quer chegar e se concentrar nisso. E afinal, você sabe o que é concentrar?
Concentrar segundo o dicionário significa:
- Trazer para o centro;
- Tornar mais denso, mais forte;
- Aumentar a proporção de (algo);
- Evitar dispersão;
O fato é que ter FOCO é simplificar, ser simples. E “ser simples” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer, e se preocupar com o que deve fazer.
“Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante…”
Steve Jobs nos ensina: “Foco é dizer não a centenas de boas ideias”.
Tudo o que fazemos demanda energia e tempo. Duas coisas que temos, porém, de forma limitada. Se você pegar seu smartphone e utilizar vários apps simultâneamente, logo a energia (bateria) dele irá acabar. Se você deixar ele apenas com as notificações essenciais, não utilizar demasiadamente apps e internet nele, a bateria durará mais.
Da mesma forma se você investe seu tempo e energia em diversas coisas ao mesmo tempo, acaba disperso demais.
Ter foco é saber o que fazer pra fazer o que precisa fazer (agora complicou um pouco mais né? Haha), em outras palavras é atingir o núcleo das coisas. É mirar seu alvo e ir direto nele.
Conclusão
O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida. Experimente. Não caia no perigo de fazer demais e realizar de menos, isso só vai te trazer calendários e listas de afazeres abarrotados e esmagadores.
No fim deste texto quero te convidar a alinhar suas prioridades. Se você não sabe qual a única coisa que deve fazer agora, então sua única coisa é encontrá-la.
A partir daí, trace metas, mas seja simples, lembre que pra cada passo, cada situação, você vai fazer apenas uma coisa e isso lhe dará condições de fazer muito bem feito, afinal você não pode “abraçar o mundo com as pernas”, ninguém pode.
“Comece fazendo o possível e em breve estará fazendo o impossível”.
——————————————————————————————————————————
Penso em discorrer ainda mais sobre o assunto Foco, deixe seu comentário sobre este texto e/ou sobre que temática podemos discutir dentro deste assunto. Aguardo por você!
Uma resposta