fbpx

Foco, a disciplina da produtividade

.

“Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa” Mahatma Gandhi

Vivemos num tempo de abundância de informações, atividades, interesses, isso ninguém pode negar. A consequência não intencional disso é que somos bombardeados por mais informações e escolhas num dia do que éramos durante uma vida inteira há alguns anos atrás. Assim, estamos sujeitos a uma “overdose de informações”.

Acumulamos informações que às vezes são excedentes, guiados pela máxima: “conhecimento nunca é demais”. Conhecimento de fato nunca é demais, mas informação, às vezes é sim.

Nos diversos ecossistemas em que estamos inseridos, seja nossa casa, nosso trabalho, nossa família, amigos e etc, nós temos um espaço que podemos preencher, mas não podemos preencher todos os espaços.

Num time de futebol o goleiro por melhor jogador que seja, não é centro-avante e o lateral não é goleiro, nem o técnico. Cada jogador tem sua função e isso lhes permite ativar uma habilidade que lhes proporciona alcançar um potencial: o FOCO.

focando

Afinal, o que é foco?

Foco é você ter um objetivo, um alvo, um lugar, nível onde você quer chegar e se concentrar nisso. E afinal, você sabe o que é concentrar?

Concentrar segundo o dicionário significa:

  • Trazer para o centro;
  • Tornar mais denso, mais forte;
  • Aumentar a proporção de (algo);
  • Evitar dispersão;

O fato é que ter FOCO é simplificar, ser simples. E “ser simples” é ignorar todas as coisas que você poderia fazer, e se preocupar com o que deve fazer.

“Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante…”

Steve Jobs nos ensina: “Foco é dizer não a centenas de boas ideias”.

Tudo o que fazemos demanda energia e tempo. Duas coisas que temos, porém, de forma limitada. Se você pegar seu smartphone e utilizar vários apps simultâneamente, logo a energia (bateria) dele irá acabar. Se você deixar ele apenas com as notificações essenciais, não utilizar demasiadamente apps e internet nele, a bateria durará mais.

Da mesma forma se você investe seu tempo e energia em diversas coisas ao mesmo tempo, acaba disperso demais.

Ter foco é saber o que fazer pra fazer o que precisa fazer (agora complicou um pouco mais né? Haha), em outras palavras é atingir o núcleo das coisas. É mirar seu alvo e ir direto nele.

Conclusão

O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida. Experimente. Não caia no perigo de fazer demais e realizar de menos, isso só vai te trazer calendários e listas de afazeres abarrotados e esmagadores.

No fim deste texto quero te convidar a alinhar suas prioridades. Se você não sabe qual a única coisa que deve fazer agora, então sua única coisa é encontrá-la.

A partir daí, trace metas, mas seja simples, lembre que pra cada passo, cada situação, você vai fazer apenas uma coisa e isso lhe dará condições de fazer muito bem feito, afinal você não pode “abraçar o mundo com as pernas”, ninguém pode.

“Comece fazendo o possível e em breve estará fazendo o impossível”.

——————————————————————————————————————————

Penso em discorrer ainda mais sobre o assunto Foco, deixe seu comentário sobre este texto e/ou sobre que temática podemos discutir dentro deste assunto. Aguardo por você!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Publicações recentes

Lourenço Silva

Missionário da Comunidade Obra de Maria, casado e pai de 3 filhos.

Na Obra de Maria desde 2005, atuo em diversas frentes formativas, de espiritualidade, vida missionária, liderança de equipes e trabalho social. 

Profissionalmente atuei por anos como profissional de marketing de conteúdo, copywriter e ghost writer, tendo escrito textos para Rock Content, Contentools, Venngage, Acountech e diversas outras empresas e profissionais, além de ter sido head de conteúdo do Mindset Exponencial e editor-chefe da revista homônima ao grupo.

Na internet, além de integrar a equipe de Marketing da Comunidade Obra de Maria, produzo conteúdo sobre Espiritualidade, Marketing e Comunicação para Cristãos.

Lourenço Silva © Todos direitos reservados.