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Como produzir conteúdo vai ajudar sua carreira mesmo você não sendo um “marketeiro”​

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Uma pesquisa feita pela Mashable aponta que mensalmente são feitas no Google mais que 100 bilhões de pesquisas. Um número incrível! Se fôssemos comparar, hoje nós consumimos mais conteúdo em uma semana que uma pessoa em toda a sua vida no século XVII.

Sabe o que isso quer dizer? Oportunidades. Hoje, qualquer pessoa pode ter seu conteúdo amplificado em centenas e até milhares de vezes, de forma simples e até gratuita, através da internet.

É sobre isso que quero falar com você nesse artigo. Produzir conteúdo pode trazer benefícios à sua carreira independente da área em que você atue. E você pode começar a produzir ainda hoje!

Algumas verdades sobre produção de conteúdo

Talvez alguma das questões abaixo já tenha passado pela sua cabeça. É normal que no início tenhamos dúvidas e inseguranças Essas são perguntas que ouço frequentemente e por isso decidi abordar aqui.

Produção de conteúdo não é só para empresas?

Basicamente, as empresas usam marketing de conteúdo para: chamar a atenção de um mercado, ser encontradas por potenciais clientes, criar relacionamento com eles, trazer esse potencial cliente para dentro do funil de vendas e manter a marca sendo lembrada.

Você como profissional, pode usar o seu conteúdo com os mesmos fins. Muitos tem feito isso e conseguido grandes resultados. Não é raro ver profissionais que recebem convites de trabalho por conta do conteúdo que vem produzindo, seja de recrutadores, empresas propondo parcerias ou pessoas em busca de um serviço oferecido.

Eu já tô trabalhando, pra quê produzir conteúdo?

No caso de você ter um emprego, um dos grandes benefícios que produzir conteúdo traz é a geração de autoridade.

Quanto mais você falar sobre um assunto – e aqui você pode contar suas experiências na área, compartilhar notícias do mercado ou mesmo o conhecimento que você tem sobre ele – e se o seu conteúdo é relevante, as pessoas passarão a te ter como uma referência naquilo. Isso pode abrir oportunidades incríveis até mesmo dentro da empresa em que trabalha.

Eu não sou da área de marketing, dá pra produzir conteúdo mesmo assim?

O marketing de conteúdo é amplamente utilizado por profissionais de marketing digital, mas não quer dizer que só este profissional possa utilizá-lo.

Claro, este profissional conhece técnicas e ferramentas que o ajudam neste trabalho, mas você pode aprender essas técnicas também.

Nesse sentido temos um grande exemplo que é o Dimitri Vieira. Um engenheiro eletricista que entrou pro marketing digital e hoje é analista de marketing na Rock Content. Veja essa história aqui.

3 benefícios para qualquer profissional

Eu costumo dizer que para profissionais, esses são os principais benefícios que gerar conteúdo vai trazer: networkingexposição/audiência e marca pessoal. Essas três coisas são como os passos de uma jornada. Você vai vivenciando e como num processo, um vai puxando o outro.

Todo profissional que tem essas 3 coisas consegue alavancar a carreira incrivelmente. Imagine você com uma rede que é um círculo de oportunidades, com pessoas engajadas com aquilo que você faz e com seu nome sendo lembrado ou até citado por pessoas e empresas.

Quando você começa a produzir conteúdo, as pessoas vão começar a ver você, ver que você domina um assunto, que pode ajudá-las ou às suas empresas ou que vocês tem um interesse em comum.

Isso vai aumentar a sua visibilidade no mercado e se seu conteúdo for relevante as pessoas começarão a engajar com você, começarão a seguir seu conteúdo, o que vai gerar mais visibilidade, é um ciclo retroalimentado.

Após a exposição e o engajamento, virá o networking. Sobre isso é importante lembrar do que nos diz Dale Carnegie:

Você pode fazer mais amigos em dois meses, interessando-se pelos outros, do que em dois anos, tentando fazer com que os outros se interessem por você.

Quando você encontrar pessoas com os mesmos interesses, interaja com elas, crie relacionamento de valor para elas, não se preocupe consigo. Agindo empaticamente você terá conexões fortes que se tornarão um ciclo de oportunidades de parcerias e negócios.

Da soma entre exposição e networking virá o branding, que será seu aliado em passar confiança para as pessoas. Sim, você é uma marca, não tenha medo disso, melhor é se preparar para essa realidade. O Alexandre, da Media Education pode te ajudar nisso.

Como as marcas ganham quando passam confiança, uma experiência diferenciada, um serviço ou produto excelentes, você também precisa se preparar pra ganhar o seu espaço no mercado.

Posso te dizer o que tem acontecido comigo desde que passei a produzir conteúdo frequentemente em meu LinkedIn e mostrar aquilo que venho produzindo:

  • Conheci pessoas incríveis;
  • Fechei bons negócios com essas pessoas ou através delas;
  • Fui chamado para palestras e eventos;
  • Ações como o Sweet Home Office surgiram;
  • Fechei alguma parcerias e outras estão à caminho;
  • Irei lançar meu blog;
  • Irei lançar um podcast voltado especificamente a produtores(as) de conteúdo

Ainda ontem eu fechei uma parceria com uma empresa canadense, aqui mesmo no LinkedIn.

Tudo isso, fruto desses três benefícios trazidos pelo Marketing de Conteúdo.

Lembre-se que “os relacionamentos são como músculos, quanto mais exercitados, mais fortes ficam”, como nos diz Keith Ferrazzi no livro “Nunca almoce sozinho!”.

Comece a produzir!

Lourenço Silva - Produção de Conteúdo

Agora que você já viu um pouco dos benefícios que pode ter, é hora de dar alguns passos adiante. Afinal como diz o provérbio japonês: “visão sem ação é um devaneio. Ação sem visão é um pesadelo.”

Antes de tudo, preciso te dizer que as dicas que encontrará aqui, não são um dogma. São coisas baseadas na minha experiência. Pode ser que alguma (ou todas) seja útil para você, ou não, mas certamente serão um caminho para você começar!

Recentemente eu fiz a seguinte pergunta no LinkedIn: qual a sua maior dificuldade em produzir conteúdo?

Recebi respostas desde “constância” até “não sei por onde começar a escrever”. A essas e algumas dificuldades irei compartilhar algumas coisas que fiz no início da minha produção de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é sobre comunicação – é comum confundir marketing de conteúdo com publicação de textos, imagens e/ou vídeos. Na verdade o que deve existir é uma conversa entre marca (no caso você) e persona.

Estratégia é fundamental. Seu conteúdo precisa ser pensado. Antes de começar a escrever, algumas perguntas podem ser úteis:

  • Com quem quero falar?
  • O que quero dizer?
  • Qual será a entrega desse conteúdo? No que isso vai agregar para o lead?

Não fique sem ideias – Um dos mitos sobre produção de conteúdo é sobre inspiração. Preciso sempre estar inspirado.

Na verdade, inspiração tem muito mais transpiração. Isso quer dizer que a inspiração não vem do céu ou do nada, você cria processos criativos que irão te ajudar a produzir. Então minha dica aqui seria:

  • Leia muito, não só livros técnicos.
  • Armazene ideias. Se você vê algo que pode ser um conteúdo, anote. Assim, você terá um “banco” de ideias úteis para produzir e te ajudará a ter constância.
  • Participe de encontros e quando possível, organize-os. Isso vai te fazer ter outras óticas sobre o assunto que deseja abordar.
  • Acompanhe pessoas e empresas que falem sobre o mesmo assunto que você. Além de benchmark isso vai te dar um panorama de ideias sobre onde melhorar.

Estude – Marketing de conteúdo precisa de estratégia para dar certo, sem estratégia pode ser tornar só panfletagem digital e isso não da resultados.

Sobretudo se você não é da área de marketing, estudar as estratégias que você pode utilizar vai te fazer economizar muito tempo e colher resultados mais rápido.

Eu passei quase 10 anos fora do mercado. Pra voltar, precisei me atualizar. Para isso, te recomendaria 3 cursos que considero essenciais para alcançar o que alcancei. São eles

Com os passos acima, você pode já começar a produzir conteúdo. Os cursos são de rápida duração, você pode fazer em um fim de semana de forma intensiva ou ainda em uma semana se quiser ir fazendo aos poucos.

Uma coisa que me ajuda muito, é fazer pautas mesmo para textos que vou escrever para mim mesmo, se você quiser, posso te passar o modelo que uso para mim, é só me esrever nos comentários ou inbox.

Bom, espero que você tenha entendido o quão próximo de você estão os benefícios de produzir conteúdo. Eu faço isso há algum tempo e tenho visto os efeitos de perto.

Se você quiser saber mais sobre assunto ou quiser minha ajuda para planejar ou produzir seu conteúdo, é só entrar em contato inbox ou pelo e-mail [email protected]

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Lourenço Silva

Missionário da Comunidade Obra de Maria, casado e pai de 3 filhos.

Na Obra de Maria desde 2005, atuo em diversas frentes formativas, de espiritualidade, vida missionária, liderança de equipes e trabalho social. 

Profissionalmente atuei por anos como profissional de marketing de conteúdo, copywriter e ghost writer, tendo escrito textos para Rock Content, Contentools, Venngage, Acountech e diversas outras empresas e profissionais, além de ter sido head de conteúdo do Mindset Exponencial e editor-chefe da revista homônima ao grupo.

Na internet, além de integrar a equipe de Marketing da Comunidade Obra de Maria, produzo conteúdo sobre Espiritualidade, Marketing e Comunicação para Cristãos.

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