fbpx

3 coisas que você pode fazer pela sua carreira ainda esse ano

.

Como você cuidou da sua carreira nesses primeiros 6 meses do ano? Quantas metas bateu, o que alcançou daquilo que havia planejado? Em que áreas saiu do “ponto a” para o “ponto b”?

Não sei como você faz o seu planejamento, ou até mesmo se faz, mas o certo é que, a cada ciclo que se encerra, a gente faz uma reflexão ou avaliação.

Se você parou pra pensar e acha que “o primeiro semestre voou”, o tempo está “correndo” e você não cuidou tão bem da sua carreira, este artigo é para você.

Este artigo é para pessoas que entendem que cuidar de você, da sua carreira, do seu legado, é prioridade. E mesmo que você não tenha feito isso tão bem nesse primeiro semestre, eu vou te dar 3 caminhos efetivos, concretos para você mudar o rumo da sua carreira ainda este ano.

Vem comigo!

Cuidado com a sua Carreira!

Quando se fala em carreira, pensa-se nas grandes corporações, nos planos de carreira de algumas profissões ou carreira artística.

Mas, qualquer que seja sua profissão, a forma como você ganha dinheiro e se mantém ativo na sociedade, você tem uma carreira. Mesmo que você seja um freelancer, autônomo, profissional liberal, você tem uma careira.

Carreira é um caminho rumo a um objetivo.

No mundo em que vivemos hoje, nossas carreiras estão cada vez mais ligadas à nossa vida pessoal, aos nossos valores e com o benefício coletivo. Nós estamos na era das carreiras dinâmicas.

É possível ter uma carreira com um plano progressivo de anos dentro de uma mesma empresa ou mudar emprego, áreas de atuação, tarefas e competências constantemente.

Porque eu quis fazer essa introdução sobre carreira? Porque tem muita gente que não cuida por não saber que tem uma. Você é uma marca, uma empresa e sua própria carreira, e mesmo que você esteja inserido numa empresa, pode encarar desta forma.

Então não descuide disso. Hoje não separamos mais a vida profissional do que fazemos como pessoa. É tudo interligado, é uma coisa só.

Você não precisa ter metas profissionais e metas pessoais, cuide da sua carreira, do seu caminho de vida e encontre o que você vai fazer profissionalmente no meio disso as opções são muitas.

E essa relação entre carreira e vida, nos leva à primeira dica que tenho para você neste artigo.

Defina metas SMART

Pra chegar a algum lugar, mudar algo em nossa vida ou até começar algo novo, não dá pra viver no mantra “deixa a vida me levar, vida leva eu” né?

Definir metas nos ajuda a ter mais produtividade, dá direcionamento às nossas ações e nos ajuda a mensurar se estamos caminhando para onde queremos chegar.

Mas por vezes traçamos metas e não conseguimos sair do lugar. Ou você traça a meta mas se perde no caminho pra chegar lá. Você já passou por isso? 

Para minimizar isso, e dar mais assertividade no seu processo de traçar metas, aprenda a traçar Smart Goals ou metas SMART.

Metas SMART são:

  • Specific (Específico) – Quanto mais específica, melhor;
  • Mensurable (Mensurável) – Pense na sua meta. Ela pode ser mensurada em termos financeiros, de tempo ou de resultados?
  • Attainable (Alcançável) – Metas tem limites. De nada adianta você construir um planejamento fantástico para uma meta que não apresenta condições realistas de ser colocada em prática.
  • Relevant (Relevante) – Alinhada a seu propósito de vida, mas que também cause impacto positivo na sua vida e das pessoas a seu redor.
  • Time Based (Temporal) – Precisa ter prazo para ser alcançada. Prazos são importantes para transformar a procrastinação em ação.

Um exemplo de meta SMART pode ser: “aprender em 30 dias a editar vídeos no Premiere para começar meu canal no Youtube onde vou compartilhar dicas de gestão a partir de Setembro”.

Tendo essa meta definida, você pode “quebrar” ela em passos menores para alcançá-la. Você vai definindo o que precisa fazer para alcançar cada parte dela e ir acompanhando sua evolução.

Invista na sua educação

Dada a dinâmica que nós vivemos hoje, habilidades que aprendemos tem “prazo de validade”. Sim, se antes você aprendia algo e esse conhecimento passava um bom tempo sem necessidade de atualização, hoje é completamente diferente.

Com a evolução das tecnologias, mindset, modelos de negócios e etc, nada mais é estático e o que parece ter estabilidade hoje pode mudar muito em pouco tempo.

Além disso, hoje além das hard skills – que são habilidades que representam o que sabemos e podemos fazer – é de suma importância desenvolver as soft skills, que são nossas habilidades intrinsecamente humanas como a criatividade ou pensamento crítico, por exemplo.

Por isso, para se enquadrar numa carreira dinâmica, é preciso saber seus pontos fortes e através de que habilidades você pode potencializá-los, como também seus pontos fracos e como você pode desenvolvê-los.

Para isso, é essencial que você invista na sua educação. Esteja sempre aprendendo coisas novas, isso vai te dar uma interdisciplinaridade que te permitirá se encaixar em diversos projetos. Não se esqueça que a relação com o trabalho também está mudando.

Quem para de aprender, para de evoluir. Hoje você pode estar no auge de uma carreira fadada ao fracasso. É essencial analisar: que habilidades eu posso desenvolver para me manter relevante daqui a 5 anos?

Com a quantidade de conteúdo que existe hoje com acesso muito fácil, não tem como você dizer que não dá pra estudar e se desenvolver.

E olha só, não pense que caras como Steve Jobs, Bill Gates, Tony Robbins e qualquer outro profissional que você admire não estudam. Essa galera estuda e muito, mas eles estudam aquilo que é essencial a eles e você precisa fazer isso também.

Para te ajudar, deixo aqui indicações de plataformas onde você pode encontrar ótimos cursos das mais variadas áreas DE GRAÇA ou pelo preço de um sanduíche.

Udemy

O maior marketplace de ensino e aprendizado do mundo, com milhões de alunos, milhares de professores e cursos conectados pela internet numa plataforma repleta de cursos desde áreas como gastronomia até robótica.

Dentro da plataforma você pode ver a avaliação do professor, avaliação do curso, pode entrar em contato com o professor, pode acessar seu curso via smartphone e até fazer o download do curso para assistir off-line.

Você encontra cursos de variados preços e há sempre muitas promoções de cursos de todas as áreas que a plataforma oferece (e são muitas mesmo) por até R$19,90.

Eu mesmo estudo bastante e já fiz vários cursos livres na plataforma, que oferece certificado ao fim do curso.

Para conhecer, é só acessar aqui.

Udacity

Esta é uma plataforma conhecida como a “universidade do Vale do Silício”, que recentemente encerrou suas operações aqui no Brasil, mas ainda tem cursos legendados em português (o áudio é sempre em inglês).

O funcionamento da plataforma é semelhanta à Udemy, e você pode fazer alguns cursos gratuitos dentro dos temas que a instituição oferece que estão divididos nas escolas de negócios, IA, Desenvolvimento e Programação, Ciências de Dados, Cloud e Sistemas autônomos.

Para conhecer, acesse aqui.

Coursera

Uma organização de educação que une alunos a programas de universidades renomadas do mundo inteiro. Uma ótima opção se você quer fazer um curso à distância da Harvard ou Stanford, por exemplo.

Há opção de assistir cursos gratuitamente, mas para receber o diploma, você precisa pagar uma taxa que varia entre 29 a 99 dólares.

Também possui a opção de estudar via app no smartphone ou fazer o download do curso e estudar off-line.

Clique aqui para conhecer

Khan Academy

Uma ONG que começou com um homem dando aulas para sua prima e se tornou uma organização que abraçou a missão de levar educação de alto nível gratuitamente para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Você pode encontrar cursos na área de matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia, engenharia e muito mais. Além de cursos em áreas especializadas em parceria com instituições como NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado.

Fiz um curso excelente lá de Storytelling (áudio em inglês e legendas em português) numa parceria da Khan com a Pixar.

Todos os cursos são gratuitos e você pode estudar direto no seu smartphone via app da escola.

Ficou curioso? Conheça aqui.

Comece a compartilhar seu conhecimento

Uma última coisa que será extremamente saudável para a sua carreira, é começar a compartilhar seus conhecimentos.

Murilo Gun diz que é preciso que nós desenvolvamos nossa inteligência aprendedora-educadora. Ou seja, é preciso exercitar nossa capacidade de aprender e ensinar para conseguirmos aprender mais.

A pirâmide de aprendizagem de William Glasser ilustra bem isso quando indica que nós aprendemos mais sobre algo quando nós temos que explicar, resumir e estruturar uma informação ou conversar com outras pessoas sobre o assunto do que quando simplesmente fazemos uma leitura, assistimos um vídeo ou ouvimos algo sobre o assunto.

pirâmide de aprendizagem William Glasser

Mais uma vez, neste ponto, a tecnologia nos ajuda muito. Você não precisa ser um professor de faculdade ou escola para compartilhar seu conhecimento.

Se você é professor de inglês por exemplo, pode ter um canal no YouTube e compartilhar dicas ou mesmo dar aulas por lá, ou através de lives nos stories do Instagram. Eu tenho certeza que você segue alguém que faz isso ou mesmo conhece alguém.

Se você tem algum conhecimento específico, pode transformar seu em conteúdo e compartilhar na web e/ou mídias sociais de forma muito fácil e se transformar numa autoridade no assunto.

Não importa sobre o que é o seu conhecimento, se ele pode ser útil às pessoas, você pode compartilhar e dividir isso com muita gente. E aí quem sabe você pode transformar esse conhecimento ou habilidade em um curso online?

Você pode fazer isso através do Marketing de Conteúdo. Escrevo bastante sobre isso, se você quiser saber como essa estratégia vai te ajudar mesmo que você não seja um profissional de Marketing, é só acessar este artigo ou me mandar uma mensagem no LinkedIn.

Por fim (ou começo): dê o primeiro passo!

Eu não quis te dar 10 ou 35 dicas, porquê possivelmente seria coisa demais pra fazer né? Mas 3 coisas, você pode fazer.

Então comece. Trace suas metas para esses próximos meses do ano, tenha foco, disciplina, invista em você e comece a compartilhar conhecimento.

São 3 coisas que você pode começar a fazer hoje vão ajudar demais na sua carreira e na sua vida, não deixe pra depois!

Ah, se quiser falar mais sobre o assunto, é só deixar um comentário nesse artigo, será um prazer.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Publicações recentes

Lourenço Silva

Missionário da Comunidade Obra de Maria, casado e pai de 3 filhos.

Na Obra de Maria desde 2005, atuo em diversas frentes formativas, de espiritualidade, vida missionária, liderança de equipes e trabalho social. 

Profissionalmente atuei por anos como profissional de marketing de conteúdo, copywriter e ghost writer, tendo escrito textos para Rock Content, Contentools, Venngage, Acountech e diversas outras empresas e profissionais, além de ter sido head de conteúdo do Mindset Exponencial e editor-chefe da revista homônima ao grupo.

Na internet, além de integrar a equipe de Marketing da Comunidade Obra de Maria, produzo conteúdo sobre Espiritualidade, Marketing e Comunicação para Cristãos.

Lourenço Silva © Todos direitos reservados.